Escrituração de Livros Contábeis

 

A pessoa jurídica é obrigada a seguir ordem uniforme de escrituração, mecanizada ou não, utilizando os livros e papéis adequados, cujo número e espécie ficam a seu critério (Decreto-lei 486/1969, artigo 1°).

Dentre os principais livros contábeis, destacamos: Livro Diário, Livro ou Fichas Razão, Livro Inventário, Livro Caixa, Livro Registro de Duplicatas


Auditoria Interna e Avaliação Patrimonial

 

A auditoria estuda a avaliação sistemática de transações, procedimentos, operações e demonstrações contábeis. Ela tem um papel importante dentro das empresas que buscam esse trabalho por determinação legal, para medir o desempenho e avaliar as prestações de contas da administração, para o público em geral. Cabe salientar que a prática de auditoria divide-se em dois segmentos: a auditoria externa ou independente e a auditoria interna ou operacional.

Balanço patrimonial

 

É uma demonstração contábil que tem, por finalidade, apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral, uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data.


A análise de balanço

 

É a atividade que busca identificar fatores positivos ou negativos sobre a saúde financeira e administrativa das empresas nos números divulgados em seus balanços patrimoniais.

A metodologia de análise consiste em comparar valores como receita, lucro ou patrimônio líquido com o mesmo período do exercício anterior para determinar sua evolução. Também são calculados diversos indicadores de balanço, também chamados indicadores fundamentalistas, que têm por objetivo identificar características não visíveis nos números puros do balanço.


A contabilidade gerencial

 

Pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, que, quando combinados, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.